About the company

A Periodontia é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de suporte e proteção dos dentes. Este aparelho é formado por gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas destes sistemas são chamadas doenças periodontais, como placa bacteriana, gengivite e periodontite.

A função do periodonto é inserir os dentes ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. Também chamado de aparato de inserção ou de tecido suporte do dente, sofre modificações com a idade e com relação às modificações do meio bucal.

Produtos de dieta (restos de alimentos) dissolvidos na saliva são uma importante fonte de nutrientes para as bactérias da placa abaixo da linha da gengiva. Os resíduos do metabolismo destas bactérias e as próprias bactérias acabam por afetar a gengiva, causando uma inflamação. A esta inflamação damos o nome de gengivite.

Uma vez estabelecida a gengivite e sem que haja a interferência na contínua formação da placa bacteriana (controle mecânico da placa) pode se desenvolver um quadro de Periodontite.

A periodontite é uma inflamação que vai além da gengiva alcançando o tecido ósseo subjacente, o ligamento periodontal e o cemento radicular formando a bolsa periodontal; ou seja um espaço entre a gengiva e o dente maiores que 3 milímetros de profundidade, e acarretando em perda óssea.

A consequência da periodontite, quando deixada sem tratamento, pode ser a perda do elemento dental, mobilidade dental, sensibilidade dental, abscessos, espaços aumentados (diastemas) entre os dentes, modificação na estética do sorriso, e várias consequências com relação à oclusão (encaixe dos dentes superiores com os dentes inferiores).

• Clínica Geral
  • Odontologia Estética